Aluna do curso de Medicina participa de Congresso de Pediatria, em Berlim

Aluna do curso de Medicina participa de Congresso de Pediatria, em Berlim

O World Summit on Pediatrics é um evento que acontece anualmente, promovendo a troca de experiências sobre os mais recentes avanços científicos em Pediatria. Em sua 5ª edição, que aconteceu de 20 a 23 de junho, em Berlim, na Alemanha, contou com a participação de Marianne Benedicto de Souza, aluna do 5º ano do curso de Medicina, da Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas.

Marianne fez uma apresentação oral do trabalho Nutritional status of children and adolescentes who live near rivers in the brazilian northern region (Estado nutricional de crianças e adolescentes ribeirinhos no Norte do Brasil), realizado em 2018, durante a expedição do Barco da Saúde, em Santarém, no Pará. Naquele momento, foi realizada uma coleta de dados nutricionais de crianças e adolescentes de 29 populações ribeirinhas do Rio Tapajós.

Os resultados revelaram que 75,3% das crianças e dos adolescentes eram eutróficos – com boa nutrição -, 4,9% tinham magreza e 2,9% apresentavam magreza acentuada e com necessidade de cuidados intensivos.

Além dos casos de desnutrição, observou-se também excesso de peso em algumas crianças, sendo que 7,1% com risco de sobrepeso, 4,7% com sobrepeso e 5,3% na faixa de obesidade. “A dificuldade dessa população em atingir os potenciais de crescimento é devido às características sociodemográficas, sanitárias, ecológicas e de políticas públicas daquela região, marcada por isolamento demográfico, meios de subsistência limitados e infraestrutura inadequada”, explica Marianne.

 

Sem Comentários

Deixe um comentário

X